O Irrigador Dentário do Lidl – Será que vale a pena comprar?

Na minha prática clínica, o uso de Máquina de Jacto – ou de Irrigador dentário (também lhe podemos chamar assim) – é um dos meios complementares à rotina de higiene oral que sempre considero com os meus pacientes.
E porquê?
Escovar os dentes, todos já sabemos, não basta. Para uma completa e eficaz remoção das bactérias, há que usar algo mais: poderá ser fio dentário, um escovilhão, entre outras opções. Na consulta de Higiene Oral, verificamos qual é o meio mais adequado à condição da boca do paciente e ao próprio paciente.
No entanto, há situações que requerem obrigatoriamente um cuidado muito preciso com regiões da boca mais difíceis de alcançar. Falo, sobretudo, nas situações em que temos implantes dentários. O uso do irrigador é precioso nesse contexto pois consegue com o seu fluxo de água na pressão adequada, remover a placa bacteriana presente entre a estrutura (ou a coroa) e a base dos implantes, digamos assim.
Por norma, as máquinas de jacto são um equipamento que requer algum investimento. São várias as marcas no mercado e muitas delas com cartas dadas na durabilidade e eficiência.
Mas é então que chega o Lidl com os seus produtos tentadores e a preço imbatível. Com as máquinas de jato não é exceção e vários têm sido os pacientes que perguntam qual a minha opinião sobre a mesma. Vez por outra, lá está o irrigador no folheto do Lidl.
Esta semana foi uma dessas semanas. Vai daí, decidi comprar para testar e poder emitir uma opinião. O custo do aparelho não chegou a 20,00€. Trata-se de uma máquina de jato portátil, recarregável e traz duas pontas. Importa esclarecer que cada membro da família deve ter a sua ponta, certo? Tal como deve acontecer com as cabeças da escova elétrica.
A minha primeira experiência com o irrigador do Lidl
Experimentei e posso dizer que o fluxo, a pressão da água parece ser adequada. Porém, um dos problemas que tenho vindo a aperceber-me com algumas marcas deste tipo de equipamentos é que este tipo de aparelhos – e consoante a marca – pode ir perdendo a sua pressão. Por isso, para quem fez um grande investimento na sua boca tal como a colocação de implantes dentários, é preferível que invista num equipamento cuja marca tenha já garantias de durabilidade e de eficácia a médio e longo prazo. Afinal, com este tipo de tratamento em boca não podemos facilitar a entrada de bactérias. A higienização com o irrigador deve ser diária.
Não obstante, para quem tem curiosidade em experimentar este tipo de equipamento, não quer despender um valor alto e tem apenas dentes naturais ou usa aparelho dentário – e o objetivo do uso do irrigador seja apenas substituir o uso do fio dentário, do superfloss, ou do escovilhão – o irrigador do Lidl poderá ser então um aparelho a considerar.
Ressalvo que apenas comprei este equipamento ontem e, como tal – apesar dos 2 anos de garantia do mesmo – não tenho conhecimento suficiente para saber como se comporta a médio e longo prazo. Experiência essa que já trago com aparelhos de outras marcas, uma experiência robusta fruto dos muitos pacientes que usam máquina de jato diariamente e que acompanho desde já algum tempo.
Esta foi a minha primeira experiência com a Máquina de Jato dentário (ou Irrigador) do Lidl. Espero que tenha sido útil.
Caso acredites que este artigo possa ser de interesse para alguém da família ou amigo, partilha.
Para saberes COMO USAR O IRRIGADOR, lê este artigo.
E já agora, convido-te a descarregar gratuitamente o meu mais recente eBook Guia pata ter um Sorriso DE BOA SAÚDE. Basta clicar aqui e preencher os campos.

Acompanha também a minha página no Instagram @rita.deboasaude onde todos os dias faço partilhas sobre Hábitos e Rotina de Higiene Oral porque a saúde começa no sorriso.
Até ao próximo artigo,
Bons sorrisos.