Como usar o irrigador na rotina de Higiene Oral?

Como Higienista Oral, a Máquina de Jato (ou irrigador!) é uma das minhas ferramentas favoritas na hora de aconselhar os meus pacientes quanto à sua rotina de Higiene Oral diária. E porquê? Fácil de usar, fácil de encontrar, eficaz, intuitivo, o irrigador é uma excelente ferramenta para complementar o kit de Higiene Oral diário.
O que é uma máquina de jato?
Trata-se de um aparelho (portátil ou não) que emite um jato de água com relativa pressão. O objetivo é direcionar esse jato para as regiões onde a escova de dentes não tem acesso por forma a remover a placa bacteriana e restos alimentares, assumindo o papel de grande aliado no combate à maior parte das doenças orais como cáries e doenças de gengiva.
Quem pode usar irrigador?
Está indicado sobretudo para quem usa aparelho ortodôntico, para quem tem pontes, coroas ou implantes dentários, mas pode também ser usado por qualquer outra pessoa. Não deve ser usado por crianças.
Quando deve ser usado?
Uma vez que o objetivo da máquina de jato é remover a placa bacteriana das regiões onde a escova de dentes não tem alcance, o irrigador deve ser usado sempre ANTES da escovagem. Uma vez que o jato de água vai tomar contacto com os dentes, se for usado depois da escovagem vai lavar o remanescente da pasta de dentes, impedindo que os seus constituintes façam o efeito esperado nos dentes e gengivas. Não é por isso que compramos pastas de dentes específicas, e com flúor? Para saber mais sobre este tema, lê este artigo.
Tudo bem mas… Como usar?
É sempre a questão que mais me colocam. Vamos por partes?
- Encher o depósito de água (isto caso não seja daqueles dispositivos que se ligam diretamente à torneira). Uma dica minha para quem tem sensibilidade dentária: colocar água morna! Faz toda a diferença.
- Inclina-te sobre o lavatório, esquece o espelho e ao colocar o bocal (zona de saída do jato) na direção dos dentes mais atrás – os molares – procura “selar” os lábios. Desta forma evitas que aconteça todo um festival de água na tua casa de banho. SÓ depois disso carregas no botão ON, combinado? Vai permitindo que a água escorra para o lavatório.
- Seleciona o nível de pressão pretendido. Depende de modelo para modelo mas quase nunca é necessário usar o irrigador com a pressão máxima. O meu conselho é: vai testando até encontrares um nível de pressão que te seja confortável e que notes eficácia.
- Estabelece um quadro mental, percecionando a boca em quatro partes e certificando-te que o jato passa por entre TODOS os dentes. Deves fazer com que o jato passe por alguns segundos entre cada dois dentes e garanto-te que sentes efetivamente não só a passagem do jato como a saída de detritos alimentares que estejam retidos. Daí ser tão importante permitir que a água vá escorrendo para o lavatório.
- Para além dos espaços ENTRE os dentes (há quem prefira fazer essa passagem pelo lado de fora da arcada dos dentes, outros preferem fazê-lo pelo lado de dentro e outros ainda pelos dois lados!), procura também que jato passe pela linha da gengiva.
- Ah, no entretanto, vais notar que será necessário voltar a encher o depósito. Já sei que é chato mas faz parte 🙂
- No final, esvazia o reservatório e procura deixar a secar ao ar para que se evite a proliferação de bactérias.
Não é necessário adicionar qualquer colutório ou elixir. O benefício do uso de irrigador prende-se com a ação mecânica de limpeza exercida pelo jato de água. Simples assim.
E onde fica fio dentário ou o escovilhão?
Fica contigo, pois claro. Apesar de usares com regularidade (ou até mesmo todos os dias, perfeito) o máquina de jato, deves ter por perto ou o fio ou e escovilhão pois são imprescindíveis na tua rotina. Até porque, repara, a máquina de jato é um aparelho eletrónico, logo: podes deixar de ter bateria, pode ter uma avaria. E as bactérias da nossa boca não esperam! A rotina de Higiene Oral deve ser feita – impreterivelmente – todos os dias, sendo que a rotina à deitada NÃO pode falhar. Por isso, tem sempre por perto o fio/fita ou escovilhão.
As minhas sugestões
De seguida vou apresentar alguns dos meus modelos de irrigador oral preferidos:
- A famosa Máquina de Jato do Lidl
Nem sempre há em campanha. É uma questão de estar atento aos folhetos. Dei a minha honesta avaliação aqui.
- O Irrigador da Prozis
É um irrigador com bastante pressão, já tive oportunidade de experimentar e tenho vários pacientes que usam diariamente. Com regularidade, está em campanha no site. Podem comprar diretamente aqui.
- O Irrigador portátil da Oral-B
Da minha experiência posso dizer que modelos anteriores não tinham pressão suficiente. Por isso, se pretendem adquirir um irrigador desta marca, tenham atenção onde o compram. Já aconteceu pacientes meus comprarem este irrigador em farmácias mais pequenas, ou até mesmo encontrarem o artigo com uma grande promoção, e acabaram por comprar um dos modelos antigos – sem boa pressão. Se realmente quiserem comprar um irrigador da Oral-B com pressão ajustada, recomendo um dos modelos mais recentes, como este aqui.
Dizer também que pessoalmente não recomendo os modelos mistos de escova elétrica e irrigador no mesmo aparelho.
- O conhecido modelo da Nicwell
Para quem não quer ou não pode despender um valor mais alto, este poderá ser um modelo a adquirir. Algumas seguidoras da minha página de Instagram compraram e dizem gostar. Pessoalmente nunca o testei. É possível comprar aqui.
- E por fim, o rei Waterpick
Atrevo-me a dizer que é das marcas mais vendidas no mundo quando falamos em irrigadores. Existem vários modelos e este é dos meus preferidos. Podes comprar aqui.
Gostaste deste artigo?
Espero que este artigo te tenha sido útil. Se sim, diz-me nos comentários e partilha com um familiar ou amigo a que possa interessar.
Para saberes mais sobre hábitos e rotina de higiene oral diária, descarrega grátis o meu eBook Guia para ter um sorriso de boa saúde aqui, preenchendo os campos nome e e-mail.

Até ao próximo artigo,
Bons sorrisos.