Saúde Mental – Sabes como ajudar os à tua volta?
A Saúde Mental é uma parte vital da nossa saúde geral e do nosso bem-estar. Perdão, do nosso próprio bem-estar mas também dos que nos amam. Neste Dia Mundial da Saúde Mental, vamos mostra-te como ajudar os que estão à tua volta. Sim, porque eles precisam da TUA ajuda.
Já passaram cerca de 18 meses desde que a Pandemia se instalou. Se a saúde mental dos da maioria não estava na sua melhor performance, que dizer agora… Confinamento, angústia, impotência. Medo do desconhecido, perdas. Doença, isolamento, tristeza. E poderíamos continuar.
A verdade é que na maioria dos países, esta pandemia tem tido um enorme impacto na qualidade da saúde mental. Se antes deveríamos estar atentos aos sinais de alerta dos que nos são mais próximos. Agora, mais ainda. Não esqueças que os indícios de que a saúde mental dos que te são mais queridos não está bem, são silenciosos.
Ao que deves estar atento? Como deves agir? Ajudamos-te.
Quando falamos em crianças
Se achas que o teu filho/neto/sobrinho possa não estar bem, fala com ele. Pergunta como se está a sentir. A Saúde mental dos mais novos nunca deverá ser ignorada.
É de ajuda incentivá-los a dormir bem, comer com regularidade e de modo nutritivo, encorajá-los a manterem-se activos e motivá-los a empenharem-se naquilo que mais gostam. É tocar um instrumento musical, é pintar, é jogar dominó? Não importa. Ter hobbies e desenvolver habilidades na infância pode ser muito saudável. E mais, passa tempo de qualidade com eles – é fundamental! A infância e adolescência são fases únicas e determinantes da vida inteira.
Deves também estar atento se o teu filho está a passar por situações de violência ou stress excessivo.
Perante pensamentos (ou concretização) de automutilação, procura ajuda nos serviços médicos. Por favor não ignores.
Quando alguém te diz que não vale a pena mais viver
“Não sei se quero continuar a viver” – das frases mais duras que se pode ouvir da parte de quem se ama. Como poderás ajudar?
Há um ponto importante: não tem mal falar no tema Suicídio. Ninguém é inferior por falar nisso. Aliás, pode ser de ajuda exprimir os sentimentos e falar sobre isso com alguém de confiança. Há sempre ajuda disponível, há sempre uma equipa de profissionais prontos a dar apoio, a superar esse momento emocionalmente duro.
Para quem está do outro lado, há o dever de ajudar, de conversar, de não julgar, de encaminhar para a ajuda profissional. Não ignores. A tua atitude pode ajudar a salvar quem mais amas.
Quando vives com alguém com Depressão
Ponto 1: se vives com alguém com depressão, é muito importante dar o devido apoio MAS não te esqueças de cuidar de ti. Se não estiveres bem física e emocionalmente não vais poder dar a ajuda necessária a quem está do outro lado.
Quando ajudas alguém nesta condição, deixa bem claro que queres ajudar, jamais julgar e oferece genuinamente o teu apoio. Sê paciente e empático.
Outra forma de poder ajudar é por incentivá-lo a ser activo nas suas actividades diárias, actividade física e nutrir-se adequadamente, assim como procurar manter uma boa higiene de sono. Ajuda também a ver o lado positivo de cada desafio.
No caso de lhe ser prescrita medicação, faz por garantir que essa pessoa realmente a tome.
Quando a grávida ou recém-mãe se sente profundamente triste
Sabias que esta é uma situação muito frequente? Tanto o período da gravidez como o período em que a mulher acaba de dar à luz, é pautado por uma enorme transformação física, hormonal, bem como demais desafios exigentes.
O que podes fazer se alguém que amas (familiar ou amiga) está a passar por uma situação assim?
Oferece apoio e suporte. Procura manter-te por perto sem ser demasiado intrusivo. Incentiva-a a dar uma saída ao ar livre, vai fazer-lhe bem.
E se esta situação for comigo mesma? Não te sintas inferior nem tenhas receio em pedir ajuda. Não é sinal de fraqueza e é mais normal do que possas pensar!
Conversa com outras mães ou grávidas, há sempre um conselho, uma partilha de experiência, um desabafo. Não te retraias em pedir ajuda, delegar tarefas. Conversa com o teu médico assistente ou enfermeira de família – eles vão apoiar-te e encontrar a melhor forma de te ajudar.
E, por favor: se te passar pela ideia magoar-te a ti própria ou ao teu bebé, entra de imediato em contacto com alguém da tua confiança ou liga para os serviços de emergência.
“Mental Health care for all: let´s make it a reality”
É este o lema da OMD para este ano, neste Dia Mundial da Saúde Mental. A verdade é que quase um bilhão de pessoas têm um transtorno mental e qualquer pessoa em qualquer lugar pode ser afectada. Além do mais, em todo o mundo, uma em cada sete crianças sofre de transtorno mental, sendo que a maioria não é detectada nem tratada. Estes são dados da OMS, 2021.
Portanto, urge falar e intervir na área da Saúde Mental. Todos os dias, não somente neste dia. Cada um de nós, pode fazer a diferença. Com a pessoa com quem vivemos, com quem trabalhamos, com os mais novos – que, como vimos, também podem não estar bem.
Para mais informações sobre esta temática, procura SEMPRE informação pelos canais oficiais. O site de OMS é um deles. Podes saber mais sobre Saúde Mental, aqui.
Uma vez que a Saúde Mental faz parte integrante da Saúde Geral e Bem-estar, descarrega gratuitamente o nosso eBook Guia Rápido para me tornar ainda mais Saudável, onde a partir do qual te poderemos ajudar mais.
Acompanha o De Boa Saúde nas redes sociais, sobretudo no Instagram, onde partilhamos motivação diária e ajuda práctica.