Pasta de Dentes com Carvão Activado – Dentes realmente mais brancos?

São muitas as promessas associadas à propagando do carvão activado.
São elas:
“Dentes mais brancos em 5 dias!”
“Removem todas as manchas dos teus dentes”
“Eliminam as toxinas da tua boca”
Já ouviste estas frases, certo?
Há uma verdade nas pastas com carvão activado: elas realmente removem as manchas. Mas… Há uma outra verdade consequente (e perigosa!):
O seu uso continuado poderá fazer com que o esmalte (para quem não sabe, o esmalte é a camada mais externa dos nossos dentes) possa ficar danificado.
Então quer isso dizer que podemos considerar este tipo de pastas como pastas branqueadoras?
NÃO. A resposta é não. E porquê? Porque o uso destas pastas não actua como branqueamento. Ou seja, a cor do esmalte não é alterada com o uso deste tipo de produtos. Poderá sim, é oferecer essa ilusão de branqueamento pois remove manchas como as que são causadas pelo consumo de chá ou café. Mas não, não branqueiam os dentes.
Pelo que a literatura tem mostrado até aqui, não há evidência científica que o uso deste tipo de pastas de dentes induza uma melhoria no estado da Saúde Oral. Isso quer dizer que são “proibidas” de usar?
Não, nada disso. Aliás, existem marcas de produtos de saúde oral com as quais trabalho e cujos produtos recomendo, que comercializam este tipo de pastas. E, aliás, se fossem “proibidas” dificilmente seriam comercializadas em farmácia, por exemplo. Portanto, SIM, podem ser usadas mas NÃO, não podem ser usadas continuamente. Se usadas de longe a longe, não traz grandes consequências à saúde dos dentes e gengivas mas MUITA ATENÇÃO, o perigo de desgastar os dentes, induzir uma recessão nas gengivas e também causar sensibilidade dentária é grande. Por isso, o que eu – como Higienista Oral – recomendo é:
Caso pretendas remover manchas, garanto-te que na consulta de Higiene Oral isso é possível e sem ameaçar a integridade dos dentes e gengivas.
Por outro lado, caso pretendas fazer um branqueamento dentário, recorre a um profissional de saúde oral e fá-lo com toda a segurança. Hoje em dia existem várias formas de o fazer e os valores já não são tão altos como no passado.
Se gostaste deste artigo, comenta e partilha com alguém a quem achas que possa ser útil.
Lembra-te que nenhum tratamento estético deverá comprometer a saúde dos teus dentes e gengivas.
Partilha este post com um amigo ou alguém da tua família.