O revelador de placa bacteriana é assim tão importante?

Sobretudo na minha página de Instagram em @rita.deboasaude é frequente receber algumas mensagens sobre o revelador de placa bacteriana. Ou porque têm muitas dúvidas sobre o seu uso ou porque já o conheceram em consulta mas nem sabiam que também é possível fazer uso de um revelador de placa bacteriana em casa. É razoável que volta e meia me perguntem “É assim tão importante o uso do revelador de placa bacteriana?”. Vamos ver.
O que é a placa bacteriana e onde se encontra?
A placa bacteriana é uma espécie de massa esbranquiçada repleta de – como o nome indica – bactérias, que se forma nos nossos dentes algum tempo após as refeições. O objetivo da escovagem dos dentes é justamente remover essa placa bacteriana. Acontece que como a placa bacteriana confunde-se com a cor dos dentes, muitas vezes não nos é visível a sua presença. Por outras palavras, acabamos por não remover a placa bacteriana de todas as superfícies dos dentes.
Para que serve o revelador de placa bacteriana?
Quando usamos o revelador de placa, em instantes a placa bacteriana muda de cor (dependendo do produto usado pode ser verde, rosa, etc) e assim passamos a identificar claramente as regiões onde não escovamos tão bem os dentes. Escovando os dentes nessas regiões, a placa bacteriana corada desaparece completamente.
Como é o revelador?
O revelador de placa bacteriana está disponível tanto em gotas como em drageia mastigável ou em pasta de dentes.
Quem pode usar e com que frequência?
Como Higienista Oral, qualquer criança (com supervisão do adulto) e adulto, uma a duas vezes por semana numa fase inicial. Com o tempo, espera-se que a técnica de escovagem e a remoção de placa bacteriana entre os dentes se torne mais e mais eficaz.
Como interpretar o que visualizamos após a ação do revelador?
As zonas mais ténues, mais claras, significam que está ali placa bacteriana mais recente. Já as regiões onde se visualiza a placa bacteriana mais densa corresponde à presença de placa bacteriana com mais tempo de maturação. De qualquer forma, há que remover toda e qualquer placa bacteriana.
Quais os melhores reveladores de placa disponíveis no mercado?
- Em pasta de dentes: Elgydium Revelador de placa
Apesar de estar disponível em formato dentífrico, não recomendo o seu uso diário por contar apenas 1000 ppm de flúor e não os 1450 ppm de flúor que deverá ter a pasta de dentes a usar diariamente. Podes comprá-la AQUI.

2. Em drageias: comprimidos revelador de placa da Curaprox
Basta mastigar durante alguns segundos e com a ação da saliva e da língua vai dissolve-se e o revelador atua sobre a placa bacteriana.

3. Em gotas: Elgydium DentoPlaque Revelador Placa Bacteriana
Bastam umas duas gotas na ponta da língua e com a sua ação pelos dentes, rapidamente vai revelar onde se esconde a placa bacteriana. Podes comprar AQUI.

Gostaste deste artigo?
Espero que este artigo te tenha sido útil. Se sim, diz-me nos comentários e partilha com um familiar ou amigo a que possa interessar. Este post pode ser-te útil.
Para saberes mais sobre hábitos e rotina de higiene oral diária, descarrega grátis o meu eBook Guia para ter um sorriso de boa saúde aqui, preenchendo os campos nome e e-mail.
