O raspador lingual – é mesmo para usar?

O uso de raspador lingual é um hábito ancestral. Sabias disto? Alega-se que os (muito) antigos acreditavam que a língua acumulava toxinas durante a noite e, por isso, raspar a língua era o primeiro gesto do dia.
Nada longe da verdade, todos nós já reparamos que ao acordar o nosso hálito está alterado e uma película fina esbranquiçada ocupa-se da língua. Assume então a importância de complementar a rotina diária de higiene oral com a limpeza da língua. Faz sentido?
Sabemos que a língua é fascinantemente composta – isto de modo muito simplista – por vários músculos, é coberta por mucosa e é aí que estão as papilas gustativas. Papilas essas que são ricamente vascularizadas. Se aí permanecerem continuamente no tempo bactérias, poderá conduzir a Halitose ou até a uma alteração na percepção do sabor dos alimentos.
Quanto à questão da Halitose, sem dúvida que – em algumas pessoas – é a língua a grande responsável pela Halitose sentida, por ser um verdadeiro reservatório de bactérias. Com a higienização da língua, em alguns casos, é possível derrotar a Halitose.
Sugere-se que este gesto do qual falamos hoje pode mesmo ser o primeiro hábito (saudável!) matinal, ainda antes de beber água.
Existem dois tipo de raspadores linguais: deste tipo, em sistema fechado, possível de usar com uma mão apenas ou em forma de “U”, de cobre e de aço inoxidável, a ser usado com as duas mãos. O objectivo é que se exerça uma leve pressão sobre o dorso da língua, de trás para a frente.
A verdade é que também é possível fazer a higienização da língua com a própria escova de dentes. Diria que a escolha deste complemento deve ser feita em função da própria configuração da língua. Sim, porque as línguas apresentam diferenças, sabias disso? Além disso, algumas pessoas são mais propensas ao reflexo de vómito, outras não têm tanta destreza manual. Pelo que o Higienista Oral será o profissional mais habilitado a ajudar nesse sentido. Esse aconselhamento profissional é muito importante até por que pessoas com feridas e fissuras na língua, como lesões causadas por herpes ou aftas, não devem usar o raspador de língua. Há que receber esse aconselhamento antes de criar este hábito diário.
Os benefícios em usar o raspador lingual são muitos. A nossa cavidade oral – vulgarmente conhecida como boca – é altamente complexa e a porta de entrada de um sistema complexo e vital que é o Sistema Digestivo. A boca vai muito além dos dentes. Quando falamos numa rotina de Higiene Oral completa há que relembrar a existência e importância dos dentes, da gengiva, da língua e das mucosas.
Agora digam-nos:
Já usam o raspador lingual na vossa rotina diária de cuidado pessoal?


A escova de dentes Green Clean da Jordan - vale a pena comprar? - De Boa Saúde
[…] outra super dica na tua rotina de Higiene Oral, clica aqui. Como tudo o que é rotina de Higiene Oral, implica bons hábitos bem instalados, criámos este […]