O mês de Janeiro e Resoluções

Janeiro costuma ser um típico mês de resoluções numa tentativa de embarcar numa vida mais saudável. Mas fazem as ditas “resoluções” sentido?
Comecemos pelo que na verdade significa “resolução”: A resolução é algo que se promete fazer, aconteça o que acontecer. Pode ser “deixar de fumar”, “iniciar uma nova dieta” ou “praticar exercício físico todos os dias”. A verdade é que quando se ambicionam objetivos, e se se estabelece uma resolução que achas que deves fazer, ao invés de algo que podes e queres fazer.
E o que acontece quando decides fazer exercício físico todos os dias mas há um dia (porque a vida é exigente e corrida) que não consegues fazer? O que acontece é que quebras a tua resolução, e pensas que então é melhor desistir. E depois? Depois, voltas aos teus hábitos normais e nada mudou. À excepção de alguns sentimentos negativos que crias em relação à tua capacidade de praticar exercício físico diariamente.
E se, em vez disso, decidires que a tua intenção este mês é fazer mais exercício? Podes até decidir-te a procurar maneiras de fazer exercício todos os dia. Trocar elevador pelas escadas, ir a pé para o trabalho, entre outras. Pequenos gestos diários podem fazer a diferença na construção e alcance de um habito que ambicionas. E assim sendo, não importa se passares um dia (ou uma semana) sem fazer exercício, nunca te vais sentir defraudado contigo próprio por falhares nas tuas “resoluções”.
Boas Notícias
Boas notícias? É que esta forma de pensar não funciona apenas com o exercício físico mas com qualquer hábitos saudável que queiras alcançar.
A nossa Sugestão
A nossa sugestão: Tenta descobrir o hábito que poderá ter maior impacto na tua vida. Depois, pensa como podes fazer desse objectivo uma intenção a concretizar durante este ano.
Ainda acreditas em “resoluções” de ano? Que possas criar e manter bons hábitos para a tua saúde e bem-estar nos próximos tempos.
Como me manter de boa saúde no ano inteiro?
Subscreve a Newsletter De Boa Saúde aqui e mantém-te a par das novidades. Segue também @rita.deboasaude no Instagram e @deboasaude.pt no Facebook.