Inverno de boa saúde, é possível?

O Inverno chegou em cheio e muitos dos bons hábitos que trazíamos ainda da época de Verão acabam por ficar esquecidos. É assim ou não é? A verdade é que é possível viver um Inverno de boa saúde.
Bem sabemos que as baixas temperaturas, a chuva e os dias curtos e cinzentos levam-nos a – muitas vezes – descuidarmos o cuidado pessoal. Quem fica a perder acaba por ser a nossa saúde, física e mental. Ainda assim, é possível focar em manter e criar bons hábitos saudáveis mesmo quando a motivação escapa. A primeira e maior dica é criares uma lista de hábitos saudáveis que queres manter. Sim, mas uma lista escrita (digital ou papel). Lembra-te: nisto dos hábitos, se não está escrito então não existe.
Assim, com uma lista real dos hábitos que orgulhosamente já alcançaste – ali bem na frente dos teus olhos – fica mais fácil continuar no balanço de um estilo de vida e rotina saudáveis, mesmo sendo Inverno.
Mas, que hábitos (ou gestos) devo garantir para passar um Inverno de boa saúde?
1. Pratica exercício e faz caminhadas
Exercício e movimento não rimam com a época Outono/Inverno para uma grande maioria das pessoas. Os corpos estão resguardados em várias camadas de roupa, a preguiça apodera-se da falta de motivação e o pretexto de “na Primavera, com os dias maiores, logo retomo” vence sempre.
A verdade é que, pensa, o exercício tem ganhos muito além dos óbvios. Fazer exercício reduz a ansiedade e o stress, estimulam o sistema imunológico, melhoram o humor, dá energia. Fazer uma caminhada é óptimo para apanhar um pouco de sol, de ar fresco, promove a socialização, dá um bom senso de “missão cumprida” e o nosso corpo – pois claro – agradece. Não só no Inverno como no ano inteiro.
2. Chá, chá e chá
Sabias que o chá é a segunda bebida mais consumida no mundo? E que Portugal foi o primeiro país da Europa a consumir chá? Era trazido do Oriente pelos seus navegadores. O chá chega a Inglaterra apenas em 1652 pela mão da princesa Catarina de Bragança, tornando-se a bebida mais popular na corte e considerada um luxo por não estar ao alcance de todos.
E hoje, que está ao nosso alcance, muita vezes menosprezamos o papel do chá no nosso bem-estar. O chá hidrata, tem propriedades múltiplas que podem zelar pelo nosso bem-estar e saúde e o ritual de beber chá ajuda a relaxar e a passar um bom momento – a sós ou em boa companhia. Quem mais aprecia esta bebida “de luxo”?
3. Protecção solar diária
Se a ideia de que o uso de protector solar se limita à praia e piscina está ultrapassada; a ideia que é só para usar no Verão está fora de moda. Concordas? Só porque não vemos o sol, não significa que ele não esteja lá. Os raios UVA – que penetram profundamente na pele e são responsáveis pelo envelhecimento, rugas e aumentam o risco de cancro de pele – passam pelo vidro, pelas nuvens, etc. Além de que, se estiveres na neve, recorda-te que o gelo e a neve podem reflectir os raios solares em até 80%. Por isso: aplica o protector solar.
Por falar em protecção solar, recordamos este artigo sobre a protecção solar nos mais pequenos, aqui.
4. Pratica o “Confort Food” com alimentos da época
Ainda há algum tempo aqui no www.deboasaude.pt falamos sobre a importância do comer local e sazonal. Com a época de Inverno a ideia é semelhante: vai ao mercado local, procura comprar (ou colher, ainda melhor!) os alimentos da época e desfruta à mesa das refeições que mais prazer te dão. Não é segredo para ninguém que os pratos típicos de Inverno incentivam ao aconchego, à família, ao bom sabor.
E é isso mesmo que deves procurar, nunca descurando os princípios e bases da alimentação saudável, da moderação, do equilíbrio.
5. Não te isoles
Vivemos debaixo de uma pandemia e o termo “isolamento” tem sido usado como incentivo às boas prácticas no combate à propagação do vírus responsável pela COVID-19. Acontece que o vírus “solidão” tem afectado em muito a saúde mental e bem-estar – sobretudo dos que vivem sozinhos. Se, mesmo com as cautelas que ditam as boas prácticas, não te for possível estares presencialmente com os teus amigos e família, podes recorrer à tecnologia para “encurtares” a distância física daqueles que mais amas.
Mesmo no Inverno, faz planos, sai de casa, procura passar bons momentos (ainda que, por vezes, o tenha de ser virtualmente), diverte-te. Pela tua boa saúde.
6. Zela pela qualidade do ar
A qualidade do a é fundamental, sobretudo em espaços fechados, sem comunicação com o exterior. Um espaço sem as condições ideais de humidade onde estejas a maior parte do dia a trabalhar (ou mesmo à noite, a dormir) podem condicionar a tua saúde, afectar inclusive a parte respiratória.
Em espaços onde não haja humificação adequada, pode conduzir a um estado de desidratação da pele, favorecer a transmissão de bactérias e vírus, entre outras.
Os difusores com óleos essenciais também podem dar uma ajuda. Gosto muito deste, de eucalipto.
Mas como posso criar esses hábitos?
É uma excelente pergunta e tens aqui a resposta: descarrega o nosso eBook gratuito “Guia Rápido para me tornar mais saudável”. Nele vais descobrir o porquê de investir na prevenção, de como os hábitos diários para a saúde e bem-estar te dão mais saúde, maior qualidade de vida e maior poupança. E, claro, explicamos-te o processo da construção de um hábito – com muito exercícios, para que possas começar já hoje. Para descarregar, clica aqui.
Qual destes hábitos é o que menos cuidas na época do frio?