Herpes Labial – Tudo o que precisas saber

Quase todos conhecemos alguém que ou já apresentou uma lesão por herpes no lábio ou até mesmo pode ser o seu caso: vez por outra, lá surge aquele incómodo inicial no lábio – ardor e comichão – que daí por uns dias resulta numa incomodativa lesão. Já se sabe que a tentação é tocar com o dedo. Será esse gesto tão inofensivo assim?
De que se trata?
O herpes labial é uma doença infeciosa altamente contagiosa causada pelo vírus Herpes Simplex (SV).
Comichão, desconforto ou uma sensação de afta bastante dolorosa poderão ser alguns dos sintomas. Identifica-se?
Quais as causas do Herpes Labial?
Os vírus do herpes são transmitidos através de gotículas da saliva ou do contacto próximo, como por exemplo, ao tossir, espirrar ou conversar.
Por vezes, os vírus do herpes permanecem inativos e aparecem subitamente por algum motivo que as despoleta. Que motivos são esses?
Os motivos são variáveis. Podem ser um surto de febre, apanhar sol em excesso ou até mesmo alterações hormonais (como aquando de gravidez).
Como tratar? É possível tratar?
Caso o herpes esteja na sua fase activa, não há como “pará-lo”. Poderá é acelerar o processo de cicatrização. Géis ou desinfetantes de sulfato de zinco poderão ser de ajuda para as as bolhas secarem mais rapidamente. Estes pensos também poderão dar uma ajuda.
O uso de medicamentos específicos para impedir a propagação do vírus e reduzir o tempo de cicatrização também poderão ajudar.
Ah, e muita atenção: os géis e os cremes antivírus só funcionam se forem aplicados logo nos primeiros sintomas.
Dá para prevenir?
Esta é a pergunta para queijinho.
Muitas vezes, o herpes ocorre quando o sistema imunitário está enfraquecido, como por exemplo, se estiver a passar por uma constipação ou outra doença.
Procure fazer uma alimentação saudável e equilibrada, evitando álcool e tabaco.
Quando um amigo ou alguém na família apresente uma bolha não partilhe – por favor – toalhas, lençóis, batons ou bebidas. É altamente transmissível.
Outro ponto de grande importância a reter é:
Se estiver com consulta de dentista agendada e o vírus estiver numa fase activa, por favor, tome a gentileza de desmarcar a consulta. Mas porquê? Porque devido aos aerossóis gerados nas consultas ou de Medicina Dentária ou de Higiene Oral, facilmente o vírus do herpes poder-se-á disseminar.
Com quem vai partilhar este artigo?