Hábitos que limitam a produtividade

- Ser mais produtivo.
- Fazer mais coisas.
- Chegar a todo o lado.
- Ter tempo para tudo.
Quem nunca sonhou com as capacidades alistadas acima? Penso que todos. Certo?
A verdade é que como humanos que somos, limitados somos também. Para alcançar a nossa melhor versão e potenciar a nosso produtividade é necessário fazer esforço e tomar decisões. Pode passar por abdicar, preterir, adiar, antecipar, persistir.
Diria que o primeiro passo passa por elencar as actividades e tarefas. Em primeiro lugar, planificar o mês. Posteriormente a semana e claro, cada dia. Outra boa estratégia é marcar as tarefas por ordem de importância. O que é mesmo urgente? O que pode ficar para último?
Posto isto, é necessário e imprescindível criar condições para cumprir com todas essas tarefas. É aí que entra a Produtividade.
Produtividade pode ser definida como:
O saber organizar as actividades e tarefas pelas quais se é responsável, tendo a disciplina necessária para as cumprir.
Vimos assim que ser produtivo está mais relacionado com o Planeamento do que com a própria execução das tarefas e actividades.
Hoje escrevo sobre 4 Hábitos que limitam a tua Produtividade. Queres saber quais são?
1. És perfecionista ou muito detalhista
É, comecei por escrever que como humanos que somos não somos perfeitos. Lembras-te? Por isso, não exijas de ti demasiado. Lembra-te Feito é melhor que Perfeito. É preferível concluíres todas as tarefas a que te propões do que só concluíres uma delas com todo o rigor. Sê prático. Até porque a prática leva à perfeição. É o que dizem.
2. Queres fazer tudo e não fazes nada – o perigo do Multitasking
Muito se fala sobre Multitasking. A intenção de ser um polvo humano com mil braços e chegar a toda a parte. Não, não é possível. Só temos dois braços, dois olhos, dois ouvidos. Isso já é indicativo de que temos de limitar as frentes onde estamos, certo? É que já diz o ditado “Muito e bem não há quem”. Procura focar-te numa tarefa ou actividade de cada vez.
3. Estás sempre a dar uma espreitadela no ecrã do lado
É só uma olhadela na notificação que acabou de cair; é só fazer um rápido refresh nas redes sociais; é só ver o que está a passar na televisão. E com estes “é só” passam 30 minutos, 50 minutos, a concentração esvai-se e o foco fica-se. Sê rigoroso. Quando estiveres focado numa actividade, determina o tempo que queres dedicar a ela sem distrações. São 20 minutos, são 45 minutos? Tu escolhes, tu decides, e esse é o teu maior poder.
4. Não ir para a cama dormir quando já são horas
Quem nunca? Ou porque já passa da hora normal a que te deitas ou porque estás cheio de sono, queres trabalhar no computador e os olhos já só querem fechar. Achas que vale mesmo a pena? Dormir é tão mas tão importante. Descansa, não te prives das horas que o teu corpo necessita descansar. Vais ver que no dia seguinte a motivação agradece e as tarefas e actividades sairão bem melhores. Sono 0 VS 1 Motivação!
Estas são as dicas que te deixo em prol de um dia-a-dia mais produtivo e com isso, mais motivador.
Identificas-te com estes hábitos? Diz-nos nos comentários.