Escovilhão dentário – Um Pequeno GUIA

Certamente já ouviste falar (ou até já te foi recomendado pelo teu Higienista Oral e usaste) do escovilhão. Mas como se usa? E a quem se destina o escovilhão? É indiferente a cor a usar? Escrevi este artigo para te ajudar nesse sentido. No fundo, um verdadeiro pequeno guia. Vamos às respostas?
Para quem é o Escovilhão?
Associa-se o uso de escovilhão ao aparelho ortodôntico mas será que SÓ as pessoas com aparelho podem usar?
A resposta é NÃO. E ainda bem. PORQUÊ?
Os escovilhões revelam-se MUITO eficazes na hora de remover a placa bacteriana não só em redor dos brackets (que são aquelas estrelinhas metálicas dos aparelhos) como dos espaços entre os dentes – mesmo aqueles espaços mais complicados de alcançar. Também junto a coroas sobre dentes ou sobre implantes, facetas, pontes, podem ser usados.
De todas as cores e tamanhos
Os escovilhões podem apresentar um formato cónico ou cilíndrico e diferentes tipos de cerda (tal como nas escovas de dentes, alguns têm cerdas mais suaves e outros cerdas mais agressivas). O cabo também é variável: alguns apresentam-se com cabo curto, outros com cabo longo e ainda outros com cabo ergonómico, muitas vezes dobrável.
De facto, tudo seria mais fácil se o tamanho rosa da marca X correspondesse ao tamanho rosa da marca Y. Mas se usam ou já usaram escovilhão, sabem bem que a realidade não é essa. Muita atenção: de marca para marca, nem sempre corresponde a cor ao mesmo tamanho de escovilhão. Por isso, não cheguem à farmácia e peçam “quero o escovilhão cor-de-rosa”. Digam antes “o escovilhão cor-de-rosa da marca X, por favor”. Assim não correm riscos.
Outro aspeto a ter em conta é que as referências de medida associadas a cada escovilhão também não se referem exatamente ao mesmo. Em algumas marcas é medida a acessibilidade (a região de entrada do escovilhão) e noutras é referenciado a efetividade (a região máxima de alcance). Comprimento e espessura dos escovilhões também são unidades de medida muitas vezes usados entre as marcas.
Mas como determinar então qual o tamanho ideal de escovilhão?
Para facilitar a vida aos profissionais, algumas marcas disponibilizam uma espécie de “régua” que nos permite determinar exatamente qual o escovilhão ideal a cada espaço entre os dentes.
Por isso:
Importa cumprir SEMPRE com a recomendação prescrita pelo profissional de saúde oral, correspondente ao tamanho e à marca.
Além do mais, mesmo para cada boca podem ter de ser usados mais do que um, dois ou três tamanhos diferentes pois os espaços entre os dentes nunca são iguais. Importa usar sempre o tamanho adequado a cada espaço.

E quais os CUIDADOS a ter?
Há ainda outros cuidados a ter associados ao uso do escovilhão:
- Devem ser usados idealmente ANTES da escovagem (tal como acontece com o fio dentário);
- Tal como a escova de dentes também deve ser bem limpo depois de usado – idealmente deverá ser passado por água entre cada espaço a higienizar;
Para quem nunca usou
Para quem nunca usou escovilhão e não sabe bem qual o tamanho a usar, a marca Curaprox criou um kit com 5 tamanhos diferentes. Podem comprar aqui.
O escovilhão é apenas um dos meios que podem ser usados para higienizar as regiões da nossa boca de difícil acesso. Uma outra opção pode também passar pelo uso do Irrigador (ou Máquina de Jato) que podem consultar aqui neste artigo.
Uma ferramenta prática de usar, um verdadeiro aliado na hora de remover as bactérias das regiões mais difíceis de alcançar e tão pequeno que pode ser facilmente guardado na carteira e usado discretamente mesmo fora de casa.
Para outras considerações sobre hábitos e rotina de higiene oral diária, não deixem de visitar a minha página no Instagram em @rita.deboasaude onde todos os dias partilho dicas, reviews dos mais recentes lançamentos e motivação para te tornares um verdadeiro expert na tua rotina diária de higiene oral.
Quem já conhece o escovilhão e é um verdadeiro fã?