ELGYDIUM REVELADOR DE PLACA – a pasta de dentes educativa. Vale a pena comprar este dentífrico?

Na minha página de Instagram em @rita.deboasaude partilhei há algumas semanas um Reels divertido sobre esta nova pasta e muitas foram as reacções. Vários seguidores ficaram tão interessados que enviaram mensagem a partilhar que não tinham resistido à curiosidade e compraram esta pasta de dentes da Elgydium para testar nos seus próprios dentes.
Mas o que tem de especial esta pasta de dentes reveladora?
Afinal revela o quê mesmo?
Comecemos pelo início: a Placa Bacteriana é uma “massa” esbranquiçada que vamos formando nos nossos dentes e gengivas como resultado das bactérias, restos de comida, saliva, etc. etc. e que dá origem a uma grande parte dos problemas existentes nos nossos dentes e gengivas, isto é, a grande vilã da Saúde Oral. Já sabiam?
E é justamente essa placa bacteriana que cabe a cada um de nós remover com o auxílio da pasta e dos meios de higiene entre os dentes como o fio dentário. O grande drama deste processo é que a placa bacteriana tem uma cor esbranquiçada, confundindo-se com a cor dos dentes. É frequente nas minhas consultas de Higiene Oral, os pacientes acreditarem que estão a fazer uma óptima escovagem mas quando mostro com o auxílio de um revelador de placa bacteriana muito específico a localização da mesma, é habitual ficarem desiludidos mas ao mesmo tempo motivados para melhorar a sua técnica de escovagem agora que percecionam com a minha ajuda as regiões da boca onde não conseguem remover tão bem a placa bacteriana.
Esta pasta de dentes (ou dentífrico) da marca francesa de produtos de higiene oral Elgydium é revolucionária porque de uma forma muito prática e fácil – pois é para usar em casa, tal como se fosse uma pasta de dentes normal – vai aderir à placa bacteriana existente na nossa boca e o agente corante vai revelar em tom verde onde, justamente, ela está. Ora isso, do meu ponto de vista como Higienista Oral, é fantástico por vários motivos:
- vai motivar à própria escovagem, isto é, a escovagem dos dentes é feita com um propósito, gera curiosidade por saber onde devemos escovar melhor;
- vai guiar ou auxiliar a técnica de escovagem (por exemplo, imaginemos que no seu caso permite inadvertidamente que se acumule mais placa bacteriana junto à gengiva nos dentes molares, os que estão mais atrás na nossa boca; ora este dentífrico vai corar, tornar a verde, a placa bacteriana nessa região – isso permite que vá com a escova exactamente a essa região e consiga eficazmente remover a placa bacteriana dessa zona). Não é óptimo?
- vai tornar a escovagem mais eficaz – pois ajuda a remover de forma eficaz a placa bacteriana;
- é educativa: vai promover uma melhor técnica de escovagem a médio e longo (quem sabe!) prazo.
E que mais se pode dizer sobre este dentífrico revelador de placa bacteriana?
Uma curiosidade: a marca Elgydium criou esta pasta de dentes a pensar nas crianças com idades entre os 7 e os 12 anos mas na verdade, parece-me uma óptima forma de também educar os adultos.
Outro ponto agradável é que o sabor é fresco, de maçã e usa-se tal e qual como uma pasta de dentes normal.
Algo que sempre ressalvo é que, na minha opinião, não deve ser usada diariamente pois contém apenas cerca de 1000 ppm de flúor (e a literatura neste momento mostra-nos que o ideal é a concentração de cerca de 1450 ppm de flúor nas nossas pastas de dentes para uso diário) mas poderá ser uma boa pasta para usar umas 2 ou 3 vezes por semana, por forma a aferir como está a correr a escovagem dos dentes, ter a certeza que se está a fazer uma escovagem eficaz ao remover a placa bacteriana existente em boca, evitando assim a formação de tártaro e de outros problemas.
Para ficar por dentro destes e outros artigos da equipa De Boa Saúde, acompanhe o site e as nossas redes sociais em Facebook e Pinterest.
Na página do Instagram em @rita.deboasaude partilho dicas diárias. Acompanha-me por lá.