As diferenças entre Gripe e Constipação

Novembro é um mês de desafios. Os casacos voltam aos roupeiros e passamos a ouvir com mais frequência a palavra “Constipação” e a palavra “Gripe”. Verdade? Sabes quais são as diferenças?
A chegada do Inverno está mais que anunciada na queda das folhas douradas pelo chão e é a altura de prepararmos a nossa saúde e bem-estar para a sua chegada.
Por isso mesmo, hoje falamos sobre as diferenças entre Gripe e Constipação.
Primeiramente, importa esclarecer que – regra geral, a constipação é mais fácil de tratar do que a gripe e os sintomas duram cerca de 4 a 5 dias. O mesmo não se pode dizer da gripe que, quando não tratada da forma correcta, pode prolongar-se por semanas e levar a consequências bem sérias como é o caso da pneumonia.
Sintomas a ter em atenção
E quanto aos sintomas de uma e de outra? Quando se trata de constipação, os sintomas mais comuns são os famosos espirros, o nariz fica entupido, pode haver uma irritação da garganta, tosse seca, muitas vezes acompanhada de dor de cabeça, cansaço e até mesmo fraqueza.
Então e com a gripe? Nos adultos, quase sempre há mal-estar, dores de cabeça, dores no corpo, febre, tosse seca. Ao contrário da constipação, os sinais de gripe aparecem repentinamente.
Sendo assim, o que fazer? Deverás sempre consultar o médico e nunca automedicar-se. A consulta poderá nem ser presencial, dada a situação de pandemia que ainda estamos a vivenciar.
Não obstante, é de salientar que a principal resposta passa por repouso, ingestão de muita água ou chás/infusões, como este. Não estar exposto ao frio nem a fontes fortes de calor e fazer lavagens nasais com soro fisiológico.
Mais uma vez, recordamos: Não tomes antibióticos sem recomendação médica pois a situação que estejas a passar pode tratar-se uma infecção viral (e não bacteriana).
Como prevenir? Pois que o contágio acontece quase sempre através de gotículas respiratórias infetadas libertadas ao falar, respirar ou tossir (aerossóis) ou pelo contacto físico directo. Em (ainda!) tempos de Covid, importa não descurar dos cuidados básicos. Ainda sabes de cor?
Anota estas dicas
- Em situações de proximidade podes procurar proteger-te com máscara;
- Lava as mãos com água e sabão com frequência ou recorre ao álcool gel – lê este artigo onde falamos exclusivamente sobre o tema;
- Ao espirrar ou tossir, nunca uses as mãos. Sempre usa o antebraço ou um lenço descartável.
Com estas informações e dicas, estás pronto para enfrentar as próximas semanas e tornar-te um verdadeiro agente de saúde pública, alertando os à tua volta sobre as diferenças entre gripe e constipação.