Cuidados com o sol nos bebés e crianças – Tudo o que precisa saber

Junho! Já estamos em Junho ☀️
Com este novo mês tudo já nos remete [pelo menos para nós 👨👩👧, digam se para vocês também 😀] para:
– Dias longos (yeah!);
– Roupa leve 👗;
– Verão à espreita😎.
E com tudo isso chega a praia, chegam as tardes no jardim e as preocupações com a pele dos mais pequenos. Certo?
Mas o que realmente importa nos cuidados com o sol para com as crianças?
Ora atente:
1. Evitar o sol entre as 11h00 e as 16h00
Todos sabemos que a maioria dos adultos gosta de aproveitar bem um dia de praia. Não é mesmo? Todavia, com crianças importa ter o cuidado de evitar a exposição ao sol durante este período – horas a que o sol está mais intenso. No caso de se tratar de um dia de praia, não será boa ideia permanecer na praia durante esse período, ainda que protegidos à sombra, isto porque o risco de desidratação aumenta, os chapéus de sol – aqueles grandes, na areia – regra geral, não protegem dos raios solares e até a própria areia e água do mar reflectem radiação.
2. Usar roupa e chapéu com UPF
Sempre é preferível usar chapéu nos dias de sol. No entanto, os tecidos com UPF 50 são mais vantajosos por oferecerem alguma protecção. Já existem muitas opções no mercado e a custo acessível. É o ideal para as nossas crianças. Já agora, o chapéu deve ser de abas largas por forma a fazer sombra aos olhos, nariz, orelhas e nuca.
3. Usar óculos de sol de categoria 3-4
Com a loucura das lojas de fast fashion presenciais e online é frequente ver todo o tipo de modelitos giríssimos de óculos de sol para os mais novos. Por favor, não esqueça de que a qualidade das lentes deste tipo de óculos de sol deixa a desejar. Prefira óculos de sol de categoria 3-4, encontrará facilmente numa farmácia, ou lojas de bens para crianças.
Já a cor das lentes é indiferente, o que conta é a protecção. Ah, e já agora, importa que sejam resistentes, à prova das mãos das crianças!
4. Usar creme UVB-UVA resistente à água e ao sol, mínimo SPF 50+
Na hora da proteção da pele dos nossos filhos, importa nunca descurar o cuidado e protecção. Deixamos algumas hipóteses de protectores solares disponíveis no mercado. Basta clicar no link para aceder. Outras opções serão válidas, naturalmente, desde que cumpram os critérios essenciais. São sugestões:

5. O protector solar deve ser aplicado em abundância, a cada 2 horas e sempre que a criança se molhe ou transpire
E não é que este é dos pontos mais infringidos pelos pais? Quantas vezes os pais não compram os melhores kits de protecção solar para os seus filhos e com tanta brincadeira e entusiasmo por parte dos juniores, o protetor solar aplicado deixa de fazer pleno efeito, ora porque foram dar um mergulho, ora porque transpiram, etc. Vamos ser aquelas mães e pais a que os miúdos chamam de chatos por andar sempre atrás dos nossos filhos para repor o protector solar? 😊 Vamos lá. Se é para sermos chatos que seja pelos melhores motivos!
Outros pontos a ter em atenção:
- Aos bebé com menos de 6 meses não deverá ser aplicado protetor solar uma vez que esses bebés não devem sequer ser expostos ao sol;
- Aos pequenos de 6 meses a 3 anos deve optar-se pelo uso de protector solar mineral (óxido de zinco ou dióxido de titânio);
- Aos maiores de 3 anos poderá optar-se por protector solar mineral ou químico (oxibenzona, PABA ou octocrileno);
- Ofereça água com frequência. O risco de desidratação é real;
- Evite o uso de águas de colónia ou perfumes na criança/bebé;
- Para as crianças com pele atópica será preferível o uso de protector mineral.
E não esqueça:
Os cuidados com o Sol nas crianças e bebés devem ser considerados tanto na praia, como no campo ou até mesmo na cidade e ainda que o céu esteja nublado.
Partilhe este artigo com alguém a quem considere ser útil – como aos avós, por exemplo! – e guarde para consultar quando achar que falta alguma coisa antes de sair de casa. Quem nunca?