Como ser um bom paciente

Gostavas de ser aquele paciente que qualquer clínico gosta de atender e que se recorda de ti na próxima consulta?
Então faz por isso 💁🏻♂️
Como?
Nós damos uma ajuda ☺
1. SÊ AQUELE TIPO DE PACIENTE QUE NÃO CHEGA ATRASADO.
Todos gostamos de ser atendidos a horas (e aqui os profissionais de saúde também têm o seu papel ⏰), por isso tenta chegar ou 5 minutos antes ou à hora certa. Se é a primeira vez que vais uma consulta numa clínica, procura chegar uns 15 minutos antes pois há sempre papelada a preencher.
2. CUIDA DA TUA HIGIENE.
Sim, um profissional cuida do corpo (e da mente) do outro. Há contacto físico e aproximação (ainda que agora com muitos equipamentos de proteção e distância física quando assim é possível). Por isso, assegura-te que lavaste os dentes, que a máscara de proteção que usas é nova e que, se estiveste a trabalhar ou numa correria de vida qualquer, como dizer, vais chegar cheiroso para a consulta. Humm… Acho que não é preciso escrever muito mais 🙈🙉🙊
3. SÊ GENTIL.
Todos gostamos de ser cumprimentados com um sorriso e de nos cruzarmos com alguém cordial no nosso dia-a-dia. Procura ser esse paciente. Desde a chegada ao balcão da recepção até à saída. Gentileza gera gentileza.
4. NÃO MINTAS.
Pode parecer ser mais fácil mentir ao profissional de saúde:
– Sim, passo fio dentário;
– Sim sim, tomo a medicação exactamente como o dr. mandou;
– Então não, é claro que faço exercício físico e 5X por semana!
🙄😏😒 GRI-GRI-GRI. Qual é a parte que os profissionais de saúde descobrem sempre as mentiras, hum? Vá lá, não adianta NADA mentir. Vamos ser honestos, ok?
5. COLOCA O TELEMÓVEL NA BOLSA E EM SILÊNCIO.
Bom, esta é tão básica que nem devia ser colocada na lista mas a verdade é que este é um dos nossos maiores desafios. Inclusive, alguns pacientes pedem para interromper a consulta para fazer ou receber uma chamada. Uma coisa é se se trata de algo urgente ou o paciente avisa de antemão que está à espera de uma chamada importante. Agora, convenhamos, é assim tão importante estar de telemóvel na mão toooooda a consulta?
E ficamos por aqui que a lista já vai longa 😄
Em qual destes pontos és mesmo certinho e tens sempre atenção? 🤗