Como deves guardar a escova de dentes. Surpreende-te.
Guardar a escova de dentes é umas das questões que mais me colocam em consulta e que mais gera surpresa. Mas afinal, com ou sem tampinha? Todas as escovas da família, juntas ou separadas?
É ler até ao fim 👇🏼
📎 GUARDAR NO MESMO COPO AS ESCOVAS DE DENTES DA FAMÍLIA
A maioria das pessoas tem por hábito guardar as escovas de dentes da família inteira juntas. Estará isso certo?
Não é o ideal. De todo. Se bem pensarmos, ao guardar as escovas todas no mesmo copo vamos permitir que haja contaminação de umas para as outras. Não fica muito higiénico, pois não?
📎 E GUARDAR NA SUPERFÍCIE DO LAVATÓRIO OU DO MÓVEL DA CASA DE BANHO, FAZ SENTIDO?
Pesquisas científicas já confirmaram que podem ser encontradas na escova de dentes coliformes termotolerantes (ou fecais). Sabem o que isso significa? Imaginam, certo? Pois. 💩
O melhor é mesmo a escova de dentes ficar resguardada.
📎 OK, ENTÃO O IDEAL É GUARDAR COM A TAMPINHA?
Humm, vejamos. Se não eliminarmos as bactérias da escova e colocarmos a tampa (muitas vezes sem furinhos), com o aumento da temperatura é gerada humidade e estão reunidas as condições de uma verdadeira estufa em que as bactérias vão multiplicar-se alegremente. Será esse o nosso maior desejo para com a NOSSA escova de dentes? Não, pois não? Muita atenção à história das tampas da escova de dentes. Pessoalmente, não apoio.
📎Em resumo, qual é O MELHOR PROCEDER?
👉🏼 Depois de usada, deves lavar abundantemente em água corrente e em seguida sacudi-la bem para tirar o excesso de água (dar umas batidas no lavatório, por exemplo). Secar com a toalha pode não ser boa ideia uma vez que esta pode estar contaminada.
Idealmente, deverias passar as cerdas da tua escova com um antisséptico como uma clorohexidina de concentração 0,12%, por exemplo, diluído em água.
Depois de BEM SECA, guardar num ambiente fechado: no armário, na gaveta ou numa bolsa.
👌🏽 Et voila.
Surpreendido? Eu bem disse que gerava surpresa.
Diz-me, quais são os teus hábitos no momento de guardar a escova de dentes?
Subscreve a Newsletter mensal aqui para receberes estas e outras dicas.
Até breve.
Rita Cruz de Sousa
Higienista Oral