6 Hábitos Saudáveis para controlar a Ansiedade

Em dias como estes em que as palavras “guerra”, “refugiados” e “morte” estão presentes nas nossas conversas e pensamentos, faz todo o sentido partilhar 6 gestos que podem ajudar que tem tendência a sentir Ansiedade.
Vamos a isso?
1- Escreve um Diário da Gratidão
Está provado que desenvolver gratidão no nosso coração e mente pode ajudar a combater alguns sentimentos negativos. Podes fazer esse exercício mentalmente ou até mesmo num pequeno caderno pessoal ou nas notas do telemóvel. No fundo, reflectir pelo que somos gratos a cada dia – mesmo em condições muito desafiadoras – podde aliviar a carga que sentimos. Já experimentaste? Experimenta criar uma lista com 5 motivos pelos quais és grato a cada dia.
2- Procura apanhar ar, sair à rua, todos os dias
A realidade do teletrabalho entrou de rompante e já não quer mais sair. Trouxe muitas coisas boas mas outras…nem por isso. Obriga-te a sair todos os dias à rua, a abrir a janela do espaço onde trabalhas, se trabalhas em ambiente fechado o dia inteiro (sendo em casa ou não), procura dar uma saída à rua nem que seja na hora de almoço. 5 minutos em contacto com o bairro, com a natureza ou com outras pessoas, vai ajudar-te.
3- Conversa com um amigo
E não, trocar aquela mensagenzinha básica nas redes sociais não conta. Quando escrevemos “conversar” é conversar mesmo! Seja para desabafar, partilhar um pensamento, comentar uma casualidade, faz isso. Pode ser com um familiar, com um amigo da velha guarda ou uma colega de trabalho. Vai ajudar a libertar a ansiedade que sentes.
4- Controla o tempo a que acedes às notícias
As notícias são muito importantes para acedermos à realidade do mundo e mantermo-nos actualizados. Mas… Vivemos em tempos em que o sensacionalismo representa uma bela fatia da suposta “informação” assim como notícias falsas, sobretudo na internet. Procura informar-te junto de órgãos de comunicação credíveis e num tempo limitado.
5- Respira fundo
Está provado que a respiração consciente ajuda bastante a lidar com ansiedade. Inspirar e expirar fundo, umas três vezes, logo pela manhã ou sempre que te sentes ansioso, vai dar-te uma boa ajuda. Costumas fazer este exercício com regularidade?
6- Ajuda alguém
O termo “ajudar” é bem extenso, é verdade. Mas ver o que se passa ao nosso redor e sentir impotência em prestar ajuda prática pode deixar-nos uma forte angústia. O que podes fazer? Sê realista. De que forma te é possível ajudar? Por donativos a organizações confiáveis? Por oferta de bens? Ajudar alguém pode também estender-se a alguém próximo de nós, às vezes na nossa própria rua. Fica atento às oportunidades de ajudar o próximo, pratica o bem e isso vai aliviar a carga que sentes.
Outras ajudas para quem se sente ansioso
Muitas pessoas sentem alívio por ouvir uma playlist de música, orar, praticar um hobby, fazer longas pausas nas redes sociais (por vezes, dias ou semanas).
E contigo? O que te ajuda nos dias em que sentes maior ansiedade?
Partilha este artigo com um amigo.
Para saber mais sobre Hábitos e rotina de Higiene Oral, acede, aqui.