6 Hábitos Saudáveis a criares em 2022

O ano já começou e com ele aquela pressão (tantas vezes interna!) em adoptar uma série de hábitos. Na verdade, alguns nem são sequer aqueles que realmente precisamos. Já te deste conta disso? Vê este post.
No entanto, existem 6 gestos que valem a pena levar a cabo e que, se virarem hábito, vão certamente fortalecer a tua saúde e bem-estar. Queres saber quais são?
1 – Fazer boas escolhas alimentares
Não é novidade para ninguém: ter uma boa alimentação, diversificada e equilibrada é um dos pilares da vida saudável. Se parece difícil? Bom, tudo depende das TUAS escolhas. Informa-te com o teu profissional de saúde, com o teu nutricionista; presta atenção aos rótulos e toma consciência das necessidades do teu organismo. Com o tempo, vai ficar difícil voltares atrás, às escolhas (menos boas!) do passado e o teu corpo e mente vão agradecer-te. E já sabes, beber uma boa quantidade de água é MESMO importante.
Clica aqui para consultares algumas dicas para beber mais água durante o dia.
2 – Acordar mais cedo
Este é aquele gesto que muitos já adoptam e dizem maravilhas. Há, inclusive, uma obra conhecida que defende as muitas vantagens de acordar cedo: 5h da manhã – parece-te um exagero? Bom, não será mandatório acordar às 5h da manhã para seres produtiva e viveres o dia com mais energia. Não obstante, o compromisso de acordar cedo, necessariamente, leva-te a criar um maior comprometimento com as tuas tarefas e até mesmo a tua hora de deitar. A médio e longo prazo, acredita, chegam as recompensas.
Para consultar algumas dicas sobre Produtividade, clica aqui.
3 – Garantir uma boa Saúde Oral
Os dados recentes sobre a condição de Saúde Oral dos portugueses não são animadores. Clica aqui para consultar uma breve compilação.
Porém, mais do que “tratar” a condição dos dentes e gengivas é possível (e necessário) PREVENIR. Por fazeres uma escovagem dos dentes duas vezes ao dia, sendo uma delas à deitada; por higienizares entre os dentes com fio dentário (ou outro meio equivalente) e teres uma alimentação equilibrada e pobre em açucares (e claro, fazer visitas periódicas ao Higienista Oral) – vais conseguir prevenir muitos problemas orais. A prevenção sai mais barata, mais agradável e mais ecológica. Sabias?
Para ires acompanhando dicas diárias para uma boa rotina de Higiene Oral, segue a página de Instagram @rita.deboasaude, aqui.
4 – Fazer actividade física
Quando ouves este termo, pensas em ginásio? Fazer actividade física não implica que sejas uma grande atleta. Está mais que provado que, por exemplo, practicar uma meia hora de caminhada umas 3x por semana já é uma óptima forma de movimentar o teu corpo. Sabias?
Experimenta uma aula de pilates, subscreve um programa com PT (existe até essa possibilidade a partir da tua própria casa, via online), para movimentos simples, experimenta uma aula guiada pelo Youtube. São só algumas formas que podem motivar-te à práctica de actividade física. Experimenta.
5 – Sê mais organizada
Ser organizada passa por manteres a tua CASA organizada, a tua CARTEIRA organizada, as tuas FINANÇAS organizadas, no fundo: manter a vida organizada. A organização é uma forma de estar (mas calma, não é automático!) que se traduz em produtividade e clareza. Tudo se torna mais simples e claro quando tens aquilo que precisas, de fácil acesso.
6 – Zela pela tua Saúde Mental
Começar pelo auto-cuidado é uma forma excelente de começares a cuidar da tua saúde mental e do teu bem-estar. É te revigorante pintar? Fazer journaling (vê aqui este artigo)? Escutar música que te transmita paz durante um período do dia? Esses gestos podem ajudar-te.
No entanto, nada substitui terapia quando é realmente necessário. Procura ajuda profissional.
Nunca é tarde para bons hábitos
Cedo no dia, cedo na semana, cedo no mês. São boas dicas na hora de iniciar bons hábitos. Mas se já vais a meio do mês e ainda não deste um primeiro passo? O que isso interessa? O que importa é começar.
Criar hábitos pode não ser assim tão simples quanto parece. Existe um método testado que te ajuda a aplicar os gestos que realmente queres que virem hábitos na tua rotina de forma clara, simples e eficaz. Mesmo nos dias em que a motivação falha. Para saberes mais, consulta aqui.