4 Hábitos saudáveis a criar e manter

Quando falamos em Hábitos Saudáveis perigosamente pode surgir a ideia de “tempo”, “trabalho”, “desafio”, “cansaço” e “despesa”. Será mesmo assim? Hoje destacamos 4 bons hábitos para a saúde – a criar e manter – e mostramos porquê.
CUIDA DO TEU SONO
Uma boa noite de sono é essencial para a manutenção de funções vitais do nosso organismo. Reparar os tecidos e produzir hormonas importantes são algumas dessas funções. Quantas horas costumas dormir?
Lembra-te de que o sono exige preparação e por isso há que desacelerar o ritmo ao final do dia. Além disso, dormir mais não significa ter mais energia. Deves cuidar para que haja um equilíbrio entre o descanso e as atividades.
Quando começares a dar-te conta que o teu rendimento, disposição e energia aumentam quando respeitas o ciclo circadiano, não vais querer voltar atrás.
Experimenta:
- Deitar-te um pouco antes da hora que realmente queres adormecer;
- Procura não comer muito tarde;
- Procura eliminar demasiada iluminação assim como o uso de dispositivos eletrónicos, perto da hora de deitar
Hidratação
Ajuda no combate a doenças, auxilia na eliminação de toxinas, rejuvenesce a pele, auxilia no controlo do metabolismo e tem um papel fundamental para que muitos problemas de saúde surjam. Beber água é uma das nossas obrigações diárias, já todos sabemos.
Beber água em quantidades ideais ao nosso organismo ajuda na absorção dos nutrientes, entre outras funções. Porém, não te esqueças que a ingestão adequada de água não se foca apenas ao beber água mas também pensando nos alimentos que têm água e outras bebidas.
Já bebeste água hoje?
Experimenta estas dicas:
Bebe água ao acordar, experimenta beber água aromatizada (hortelã, etc.) e chás (frio ou quente, na caneca ou no copo que usas n trabalho, está a vale); bebe antes das refeições; toma batidos (sempre sem adição de açúcar!); instala uma das muitas APP para te recordar dos momentos em que deves beber água.
Alimentação equilibrada
Se há hábito saudável a criar e manter é o de fazer uma alimentação equilibrada. Entre os benefícios estão as melhorias do controlo dos níveis de açúcar nos sangue e ajuda na redução de doenças cardiovasculares e de AVC.
Algo que te pode ajudar é o hábito de Meal Prep. Já conheces?
Com o Meal Prep poupa-se trabalho, tempo, evitam-se desperdícios e stress. Ganha-se maior controlo no estilo de alimentação para a família e tempo para nós. O primeiro passo passa por definir os pratos para toda a semana e depois reunir os ingredientes ou então verificar primeiro quais são os produtos que temos em casa e, em função disso, criar a ementa para os dias que se seguem.
Uma dica: não compliques. A ideia é facilitar por isso não optes por receitas muito elaboradas; recorre ao frigorífico e congelador para preservar os alimentos pré-preparados (verifica antes se tens espaço livre para guardar); torna o processo (que entretanto virará hábito, decerto) divertido: procura refeições que te dão prazer tanto a preparar como a comer.
Actividade Física
A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda entre 150 a 300 minutos (2h30 a 5h) de exercício físico durante a semana. Se isso implica ginásio, o equipamento mais giro do pedaço ou um esforço de levar à exaustão? Não.
Sabias que uma insuficiente atividade física é um dos 10 principais fatores de risco para a morte em todo o mundo? A atividade física regular moderada (tal como caminhadas) leva a benefícios significativos para a saúde. Qual a tua atividade física preferida?
Ainda que a tua rotina de vida neste momento não te permita fazer exercício físico em ginásio ou com PT, etc., pelo menos tenta incorporar alguns momentos de movimento (até com os teus filhos).
Gostaste deste artigo?
Espero que este artigo te tenha sido útil. Se sim, diz-me nos comentários e partilha com um familiar ou amigo a que possa interessar.
Para saberes mais sobre hábitos e rotina de higiene oral diária, descarrega grátis o meu e-book Guia para ter um sorriso de boa saúde aqui, preenchendo os campos nome e e-mail.
